INGREDIENTES
1 embalagem de peru temperado congelado
250 g de presunto cozido defumado
1 1/2 xícaras das de chá de creme de leite fresco
1/2 xícara das de chá de nozes picadas
1/2 xícara de chá de uva-passa branca
6 ramos de salsa picados
6 talos de cebolinha picados
1 laranja descascada
1 ramo de alecrim
4 colheres das de sopa de manteiga ou margarina
1 xícara das de chá de vinho branco
1 colher das de sopa de farinha de trigo
Para Decorar:
250 g de presunto cozido defumado fatiado
1/2 xícara das de chá de nozes
1/2 xícara das de chá de uva-passa branca
10 talos de ciboulette
MODO DE PREPARO
Peru
Descongele o peru conforme as instruções da embalagem, retire o saco de miúdos e separe para preparar sopas ou farofas. Num processador, bata o presunto defumado e o creme de leite até obter um creme homogêneo. Junte as nozes, as uvas-passas, a salsa e a cebolinha. Preaqueça o forno em temperatura média (200º C). Numa assadeira, acomode o peru e coloque na cavidade da ave a laranja inteira, o alecrim e o recheio de presunto. Feche com palitos de madeira e barbante, cubra com papel-alumínio e asse por 1 hora e 30 minutos. Retire o papel-alumínio, pincele a cada 30 minutos com margarina e asse por mais 1 hora e 50 minutos ou até o termômetro pular. Transfira o peru para uma travessa e reserve.
Dicas
Para evitar que durante o cozimento algumas partes do peru fiquem muito escuras, proteja as que forem ficar mais expostas com papel-alumínio.
Molho
Leve a assadeira ao fogo com o vinho branco e adicione, aos poucos, uma pasta feita com a farinha de trigo e 2 colheres de sopa de água. Mexa sem parar e ferva por 5 minutos em fogo alto até formar um molho espesso. Coe e transfira para uma molheira.
Para Decorar
Descarte a laranja colocada na cavidade do peru e espalhe ao redor da ave as fatias de presunto dobradas, as nozes, as uvas-passas brancas e a ciboulette. Sirva o peru com o molho e com o creme de presunto.
Postar um comentário
Agradeço sua visita e obrigada por comentar. Afinal os comentários são para manter este blog.
A única coisa que peço é educação.
Dona Sinhá