Panqueca de espinafre

Related Posts with Thumbnails
INGREDIENTES

Panqueca
1 xícara das de chá de farinha de trigo
1 xícara das de chá de leite
3/4 xícara das de chá de água
1 ovo
1 pitada de sal (opcional)
margarina para untar

Recheio
1 maço de espinafre
500 g de ricota
2 colheres das de sopa de azeite de oliva
1 dente de alho picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho
4 tomates maduros
1/2 colher das de sopa de cebola picada
2 colheres das de chá de orégano
4 colheres das de chá de azeite de oliva
Sal e pimenta-do-reino a gosto

MODO DE PREPARO

Panqueca
Numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem com uma colher. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo alto. Quando esquentar, coloque 1 colher das de café de margarina light e deixe derreter. Retire o excesso de margarina com um papel-toalha. Segure o cabo da frigideira com uma das mãos. Com a outra mão, pegue uma porção da massa com uma concha pequena e despeje na frigideira. Gire rapidamente a frigideira, de modo a cobrir todo o fundo com a massa. Abaixe o fogo e deixe a panqueca por 1 minuto ou até que a massa dourar, vire-a com o auxílio de uma espátula e deixe fritar por mais 1 minuto. Retire a panqueca e unte a frigideira novamente com margarina. Repita o procedimento com o restante da massa. Num prato, disponha uma panqueca, coloque uma porção de recheio no centro e enrole-a, como se fizesse um charuto. Numa travessa, distribua as panquecas e regue com o molho de tomate.

Recheio
Lave as folhas de espinafre sob água corrente. Numa tigela com água, coloque-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas sem escorrer a água, assim, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela. Leve uma panela com água ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente os espinafres e deixe cozinhar por 4 minutos. Com uma escumadeira, retire os espinafres e com as mãos, aperte-os para retirar o excesso de água. Numa tábua, pique os espinafres com uma faca afiada. Reserve. Leve uma frigideira com o azeite ao fogo baixo. Quando esquentar, coloque o alho picado e refogue por 1 minuto. Acrescente o espinafre e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo. Numa tigela, junte a ricota, o espinafre e a noz moscada. Misture bem com uma colher até fi car homogêneo. Recheie as panquecas.

Molho
Retire a pele dos tomates: corte um x na base dos tomates e coloque-os numa panela com água fervendo por poucos segundos. Retire-os com uma escumadeira e transfira para uma tigela com água e gelo. A partir do x, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente. Corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador, retire as sementes. Não enxágue o tomate, pois a água pode tirar as últimas sementinhas, mas leva junto parte do sabor. Com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos. Numa panela média, junte os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e regue com azeite.

Postar um comentário

Agradeço sua visita e obrigada por comentar. Afinal os comentários são para manter este blog.
A única coisa que peço é educação.

Dona Sinhá

 

Quem comenta mais neste blog...

Índice

Follow

Ou aqui

Total de visualizações de página

Siga-me por e-mail


Curiosidades Culinárias

Converão culinária

Líquidos (leite, água, óleo, bebidas alcoólicas, café, etc.)
1 xícara = 240 ml
1/2 xícara = 120 ml
1/3 xícara = 80 ml
1/4 de xícara = 60 ml

1 colher (sopa) = 15 ml

1 colher (chá) = 5 ml


Chocolate em pó (cacau em pó)
1 xícara = 90 g
1/2 xícara = 45 g
1/3 xícara = 30 g
1/4 de xícara = 20 g

1 colher (sopa) = 6 g


Manteiga (margarina e gordura vegetal)
1 xícara = 200 g
1/2 xícara = 100 g
1/3 xícara = 65 g

1 colher (sopa) = 15 g


Açúcar
1 xícara = 180 g
1/2 xícara = 90 g
1/3 xícara = 60 g
1/4 de xícara = 45 g

1 colher (sopa) = 12 g


Farinha de trigo
1 xícara = 120 g
1/2 xícara = 60 g
1/3 xícara = 40 g
1/4 de xícara = 30 g

1 colher (sopa) = 7.5 g


Fermento biológico fresco

1 tablete (fresco) = 15 g

45 g de fermento biológico fresco = 15 g fermento biológico seco (em pó ou granulado)


1 copo requeijão (vidro) = 250ml


1 copo americano = 175 ml


1 dose = 50 ml

Arquivo do blog

Google+ Badge

Agradecimentos

Agradeço eventuais matérias e ou fotos dando assim os também eventuais créditos. Se alguém, por qualquer motivo, achar que estou violando direitos autorais, entre em contato que a publicação será devidamente creditada ou ainda retirada.

Dona Sinhá.