Cobertura
200 g chocolate cobertura meio amargo picado
1 colher das de sopa de manteiga
1 xícara das de chá de açúcar
Massa
200 g chocolate cobertura meio amargo picado
100 g de manteiga
1 lata de leite condensado
6 ovos
3 colheres das de sopa de açúcar
2 e 1/2 xícaras das de chá de farinha de trigo
1 colher das de sopa de fermento químico em pó
manteiga para untar
farinha de trigo para polvilhar
Recheio
8 colheres das de sopa de geléia de damasco
1 colher das de sopa de licor de laranja (Grand Marnier ou Cointreau)
MODO DE PREPARO
Cobertura
Misture o Chocolate Meio Amargo picado, a manteiga, o açúcar e meia xícara das de chá de água e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até abrir fervura. Desligue o fogo e deixe por mais 5 minutos. Bata vigorosamente e aplique sobre a torta com o auxílio de uma espátula.
Massa
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria. Reserve. Bata a manteiga na batedeira e, quando ela estiver cremosa, acrescente o leite condensado em fio e as gemas uma a uma, batendo sem parar, até obter um creme leve e fofo. Junte a essa mistura o chocolate derretido e reserve. Bata as claras em neve e, quando estiverem formando picos moles, acrescente o açúcar e bata até obter um suspiro firme. Incorpore a farinha de trigo e o fermento em pó, peneirados, à mistura de chocolate, alternando com as claras em neve. Despeje a massa em uma fôrma de aro removível (27cm de diâmetro), untada com margarina ou manteiga e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno baixo (150°C) preaquecido, por cerca de 45 minutos. Espere esfriar dentro do próprio forno e corte a torta ao meio.
Recheio
Prepare o recheio levando a geléia ao fogo, para derretê-la. Acrescente o licor e misture bem. Recheie a torta com a geléia ainda quente.
Dicas:
- Para evitar que a cobertura açúcare, ferva o açúcar com a água por alguns segundos antes de incorporar os outros ingredientes;
- Por ser muito delicada, é importante que a massa esfrie bem dentro do forno.
Postar um comentário
Agradeço sua visita e obrigada por comentar. Afinal os comentários são para manter este blog.
A única coisa que peço é educação.
Dona Sinhá